Araxá/MG
08h57 07 Julho 2021
Atualizada em 07/07/2021 às 10h24

Oito pessoas são indiciadas por desvios de recursos públicos de entidade, em Araxá/MG

Por Priscila Pedroso - TV KZ
PC - Divulgação
Delegados Renato Alcino, responsável pela investigação, e Vitor Hugo, Regional de Araxá

Oito pessoas foram indiciadas por desvio de recursos públicos por meio da Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá/MG (Fada). Os indiciamentos realizados pela Polícia Civil (PC) foram pelos crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e peculato. A informação foi divulgada nessa terça-feira (6). 

Como desdobramento da operação Malebolge, esse foi o resultado das investigações, conduzidas pela PC, com o apoio do Ministério Público, que apuraram desvios de recursos públicos, calculados em mais de R$ 90 mil, do município de Araxá, por meio de entidades do terceiro setor voltadas à assistência de pessoas com deficiência. 

Segundo apurado, pessoas ligadas à associação criminosa teriam usado a entidade para elaborar projeto e apresentar à Prefeitura de Araxá sobre demanda necessária relacionada com transporte de passageiros. O delegado Renato de Alcino Vieira explica que, mesmo a entidade já tendo veículo próprio, o item foi incluído no projeto, que foi aprovado.  

"O grupo se organizou e foi buscar empresários que pudessem fornecer notas fiscais para que, a partir dessas notas fiscais, realizassem a prestação de contas perante o Poder Executivo. E uma dessas empresas envolvidas pertence ao empresário colaborador que tivemos na primeira fase [da operação Malebolge]", relacionou o delegado. 

A empresa, que atuava no segmento de transporte, aprovou a emissão de notas ideologicamente falsas, sendo que uma outra empresa também é investigada por emitir notas falsas. 

Com isso, por meio de transferência bancária, as empresas suspeitas teriam recebido recursos municipais depositados pela prefeitura. A partir daí, os sócios teriam devolvido os valores para as pessoas investigadas, não existindo qualquer evidência de que os recursos foram revertidos à entidade. 

Malebolge  

A operação Malebolge, que teve início em agosto de 2020, resultou na desarticulação de esquemas que fraudavam contratos entre a Prefeitura de Araxá e empresários do município no ramo de transporte escolar por meio de vans, além de descobrir ações de desvio e lavagem de dinheiro no âmbito da Administração Pública. 

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM